(11) 3085-7488
0item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Estamos captando Obras para o próximo Leilão

Product was successfully added to your shopping cart.

Candido Portinari

1903 à 1962

Biografia

Candido Portinari nasceu em Brodósqui, no interior de São Paulo. Considerado o maior pintor que já houve no Brasil. Sua pintura começou nos anos 20, quando Portinari ainda não havia descoberto o muralismo mexicano, cuja presença é notada em telas como – Café -, de 1931, pertencente ao MNBA-RJ, ou nos murais do Ministério da Educação da mesma cidade. Por essa época, a pintura de Portinari já demonstrava seu compromisso com os deserdados. Os murais do Ministério pretendiam representar uma síntese do trabalho no Brasil. Em 1938, Portinari fez o contrário. Subiu ao morro para pintar os marginalizados que nem emprego tinham. A tela - O Morro -, adquirida pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, garantiu ao pintor um individual no mesmo Museu americano em 1940.
Seus maiores murais foram projetados, coincidência ou não, na época em que se candidatou a deputado federal pelo PCB, em 1945. O painel de azulejos que retrata a vida de São Francisco na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte - MG, foi executado entre 1944 e 1946. à‰ do mesmo período a série Emigrantes, da qual o MASP tem duas telas. Os anos 50 São marcados por obras polêmicas após representar o Brasil na Bienal de Veneza de 1950, pintou um painél para a Igreja de Batatais - SP, em 1953, que mostrava um Cristo louro. No mesmo ano, começou a ter problemas de saúde, mas ainda teve tempo de executar os painéis - Guerra e Paz - para a ONU (1953-57) antes de morrer...
Sobre os seus desenhos, Daniel Piza escreveu no Jornal O Estado de São Paulo: O desenho não foi secundário na obra do pintor. Foi na década de 50, impedido de usar tintas devido ao risco de intoxicação que Portinari partiu para o desenho. Usou guache, grafite, aquarela, sépia, lápis de cor e técnicas mistas... Ele era um desenhista formidável, para usar o termo exato. O desenho veio na fase madura do artista.

Direção Ascendente

2 Produto(s)

Direção Ascendente

2 Produto(s)